Logótipo dos 25 anos da Santa Casa da Misericórdia da Amadora

Educação > Escola Luís Madureira

Informação aos Encarregados de Educação

 Informação atualizada

Despacho n.º 4168-B/2014. D.R. n.º 55, Suplemento, Série II de 2014-03-19 - Define as condições de operacionalização do processo de classificação do teste diagnóstico de Inglês, bem como os deveres e os direitos dos professores classificadores. 

--------------------- 

Novas Informações 

Despacho nº 2929-A/2014. D. R. nº36, Suplemento Série II de 20-02-2014, do Ministério da Educação e Ci~encia - gabinete do Ministro

Determina as datas do teste diagnóstico de inglês e aprova o regulamento para aplicação do referido teste.

-------------------- 

Exmos. Encarregados de Educação:

Conforme indicação do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), vimos por este meio dar a conhecer o desenvolvimento do Projeto Key for Schools Portugal.

De acordo com informação do Ministério da Educação e Ciência, o Key for Schools Portugal é um projeto que tem como principal objetivo a aplicação nos estabelecimentos de ensino de um teste de língua inglesa concebido pelo Cambridge English Language Assessment, entidade da Universidade de Cambridge responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação no domínio da língua inglesa. Através da realização deste teste pode ainda ser obtido um certificado da Universidade de Cambridge. 

 

O teste permite certificar níveis de proficiência linguística de A1 (utilizador elementar) a B1 (utilizador experiente), em função do resultado obtido por cada aluno (consulte o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas em http://www.dge.mec.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=88).O projeto Key for Schools Portugal visa também contribuir para o reconhecimento da sociedade portuguesa da importância que a aprendizagem de uma segunda língua representa para o desenvolvimento cognitivo de cada criança e jovem, processo que se reflete positivamente na qualidade da aprendizagem desenvolvida em torno de qualquer área do saber.

 

O teste Key for Schools avalia os domínios da leitura, da escrita, da compreensão e da produção oral.O projeto tem início no corrente ano letivo, no âmbito do definido no despacho n.º 11838-A/2013, de 10 de setembro (disponível em http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=515&fileName=Despacho_11838A_Ingles9.pdf e já facultado em versão papel aos pais nas reuniões de início do segundo período).

 

O teste Key for Schools será assim aplicado, com caráter obrigatório, aos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade nos estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo.

 

A obtenção do certificado é opcional para todos os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade. O certificado é disponibilizado mediante o pagamento de 25€, sendo emitido pela entidade responsável, o Cambridge English Language Assessment (CELA).

 

Data da realização da prova escrita:

30 de abril de 2014 (14:00-15:45)

 

Data prevista da realização da prova oral:

A determinar pelo IAVE e a Escola Luís Madureira entre 10 de março e 16 de maio, sendo a prova realizada em pares com a duração de 8 a 10 minutos, a cargo de um examinador da entidade responsável, (CELA).

 

Data prevista de divulgação dos resultados:

3 de junho de 2014 (uma vez que esta data é muito próxima ao final das aulas do 9.º ano - que terminarão dia 6 de junho - e uma vez que até aqui a nossa escola incluía os resultados dos testes intermédios de Inglês na avaliação dos alunos de 9.º ano, validando desta forma as aprendizagens veiculadas no nosso estabelecimento de ensino, decidiu o departamento das línguas não contemplar os resultados do Key for Schools na avaliação dos alunos neste ano letivo, quer pela altura tardia em que os resultados previsivelmente serão divulgados, quer por se tratar de um ano de novidade no que respeita a este novo projeto com a Cambridge English Language Assessment, não querendo prejudicar a avaliação dos nossos alunos).

 

Duração do teste (parte escrita):

- compreensão da leitura e expressão escrtita (reading, writing): 1 hora e 10 minutos;

- compreensão do oral (listening): 30 minutos;

- total (com intervalo de 5 minutos): 105 minutos.

 

Os alunos a frequentar o 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade interessados na realização do teste Key for Schools devem proceder à sua inscrição emwww.keyforschools.iave.pt, mediante pagamento, uma vez que a emissão do certificado é obrigatória. 

 

Esta inscrição decorrerá de 12 a 24 de fevereiro de 2014, através do acesso ao site supracitado diretamente pelos próprios encarregados de educação.

Este projeto contará com o apoio do Gestor do Projeto (Professor de Inglês, Pedro Gomes), da Coordenação Pedagógica e dos Diretores de Turma. 

 

NOTA IMPORTANTE: Toda a informação sobre esta prova está disponível em http://www.gave.min-edu.pt, site que sugerimos que consulte com alguma regularidade, dado conter informação pertinente (e que vai sendo atualizada) sobre estes exames. 




Ficheiros para Download